Ink League Championship – #Series 1 – Regulamento

Regulamento

Ink League Championship – #Series 1

PRIMEIRO – INTRODUÇÃO E OBJETIVO DA COMPETIÇÃO:

  • A Ink League Championsip (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço para todos melhorem a jogarem uns com os outros e gerando assim mais e melhores Equipas a nível Nacional.

  • A ILC pretende juntar as melhores Equipas de Splatoon em Portugal e fazer com que estas compitam por um lugar na Final Four, em que o pódio tem direito a PrizePool. A ILC é divida em 3 Fases: Qualificador Online (Fase 1 – Online); Fase de Grupos (Fase 2 – Online); Final Four (Fase 3 – LAN no evento Play Youth 2023).

SEGUNDO – CALENDÁRIO:

  1.  A Ink League Championship será divida em 3 Fases, sendo elas: Qualificação Online, Fase de Grupos e Final Four. O calendário destas fases é o seguinte:

    – Qualificador Online (Fase 1):

    Q1 -> dia 2 de abril de 2023
    Q2 -> dia 15 de abril de 2023
    Q3 -> dia 29 de abril de 2023
    Q4 -> dia 6 de maio de 2023
    Q5 -> dia 20 de maio de 2023

    – Fase de Grupos (Fase 2):
    Durante a semana entre os dias 22 de maio de 2023 e 27 de maio de 2023.

    – Final Four (Fase 3):
    Dia 10 de junho em LAN no evento Play Youth 2023.

TERCEIRO – CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS:

  1. As Equipas deverão ser constituídas por um número mínimo de 4 jogadores, e um máximo de 5 jogadores (considerando o 5º elemento como substituto).

  2. Todas as Equipas deverão ser Portuguesas (já que a ILC é uma competição exclusiva Portugal).

  3. Todas as Equipas deverão ter um nome e uma abreviatura até 3 letras, que deverão ser entregues aquando a primeira inscrição. Atenção quer o nome da Equipa, quer a Abreviatura não deverão ser palavras ofensivas, caso contrário não poderemos considerar a inscrição como válida.

  4. As Equipas têm ainda a possibilidade de ter o seu próprio logo, e caso o queiram utilizar, devem enviá-lo para a organização (o nosso email: geral@inkleaguechampionship.caixanerd.pt) para o usarmos durante a competição.

  5. Todas as Equipas devem indicar o Capitão de Equipa.

QUARTO – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÕES:

  1. Para participarem, primeiramente as Equipas devem entrar no Discord da CaixaNerd (Discord) e na aba Rules, reagirem à mensagem “Torneio Ink League Championship” com o Polvo (para terem acesso facilmente a todas as regras, regulamento e comuniados da ILC. Além disto, podem contactar o Dormammu e NevermindBernardo para algum esclarecimento sobre esta competição), como está na imagem:

  2. Todas as Equipas ao participarem na ILC (Ink League Championship), têm de se inscrever na Fase de Qualificador Online (Fase 1), caso passem à Fase seguinte não necessitam de qualquer inscrição.

  3. A inscrição é válida apenas para 1 Qualificador, ou seja, 1 Inscrição = 1 Qualificador. Cada inscrição tem um custo por equipa de 5 “INKS” para adquirirem o Ingresso ILC (para melhor esclarecimento, e procederem à aquisição do Ingresso ILC, devem falar com a organização). Para validação da inscrição, a Equipa ou Capitão de Equipa deverá falar com um dos elementos da organização (Dormammu ou NevermindBernardo).

  4. As Equipas farão a sua inscrição no site BattleFY (BattleFY), contudo, apenas serão consideradas inscrições válidas após a aquisição do Ingresso ILC.
    Inscrição Q1
    Inscrição Q2
    Inscrição Q3
    Inscrição Q4
    Inscrição Q5

  5. As Equipas podem se inscrever aquando a abertura de cada inscrição para os Qualificadores Online, sendo assim consideradas Equipas da Competição.– As Equipas poderão se inscrever para quantos Qualificadores Online quiserem antecipadamente (desde que falem com a organização).

    – As inscrições para os Qualificadores Online abrem a partir de:

    Q1 -> a partir de dia 25 de março até dia 1 de abril até às 21h
    Q2 -> a partir de dia 4 de abril até dia 14 de abril até às 21h
    Q3 -> a partir de dia 18 de abril até dia 28 de abril até às 21h
    Q4 -> a partir de dia 30 de abril até dia 5 de maio até às 21h
    Q5 -> a partir de dia 10 de maio até dia 19 de maio até às 21h

QUINTO – ESTRUTURA DA COMPETIÇÃO:

  1. Tal como mencionado a ILC é constituida por 3 Fases (Qualificador Online, Fase de Grupos e Final Four).

    O Qualificador Online é uma competição de Double Elimination (com Winner Bracket e Loser Bracket), em que todas as Equipas inscritas adquirem sempre pontos, dependendo da posição que ficarem por Qualificador. O somatório de pontos adquiridos em todos os Qualificadores em que cada Equipa participa faz a pontuação total e dita a passagem à próxima Fase.

    1. Na imagem anterior é usado um exemplo de um total de 8 Equipas participantes. Mas e se o número de Equipas for impar? Usando o exemplo de 7 Equipas, a bracket continua a ser de Double Elimination mas é ajustada, ou seja, existe inicialmente uma ronda com 6 Equipas (1/4 Final da Winner Bracket) e a 7ª Equipa (selecionada aleatoriamente) entra na ronda seguinte (1/2 Final da Winner Bracket). As 3 Equipas perdedoras dos 1/4 Final da Winner Bracket, descem para a Loser Bracket, e neste ponto as 3 defrontam-se entre elas e as 2 Equipas com melhor prestação passam para os 1/4 Final da Loser Bracket, esperando defrontar as 2 Equipas derrotadas das 1/2 Final da Winner Bracket, e a partir deste momento o desenrolar da Bracket é idêntico ao caso anterior.

  2. No Qualificador Online, as equipas que obtenham um total de 175 pontos passam diretamente para a Fase de Grupos (Fase com 8 vagas disponíveis). Se não houverem 8 Equipas com pontuação igual ou superior a 175 pontos, as restantes vagas serão ocupadas pelas Equipas com pontuação mais alta, no entanto, apenas Equipas com um mínimo de 50 Pontos poderão passar à Fase de Grupos.

  3. No Qualificador Online, as Equipas que tenham adquirido os 175 pontos (tendo já a passagem garantida à próxima Fase), podem continuar a inscrever-se na Fase de Qualificador Online. Contudo, estas Equipas não adquirem a pontos (estes são passam para os lugares seguidamente abaixo), em vez disso, adquirem um item, caso fiquem nos 3 primeiros lugares (1º lugar – Balde de Ouro / 2º lugar – Balde de Prata / 3º lugar – Balde de Bronze), estes itens permitem uma maior vantagem na Fase de Grupos.

  4. A Fase de Grupos é constituída por 2 Grupos (Grupo Alpha e Grupo Beta), em que as 8 Equipas qualificadas da Fase anterior serão distribuídas pelos grupos dependendo da sua pontuação. Se houver Equipas que tenham obtidos Baldes, dentro destas Equipas, a que tenha mais Baldes, pode escolher o Grupo em que quer competir (ou que os Baldes sejam os mais relevantes, por exemplo: Equipa 1 – 175pts + Balde de Ouro / Equipa 2 – 175pts + Balde de Prata, Equipa 1 é quem tem maior vantagem).

  5. A Final Four decorre num formate de Single Elimination (iniciando de imediato com 1/2 Final), em que as Equipas derrotadas, devem disputar o 3º Lugar. E as duas Equipas da Final disputam o 1º título de Campeões da Ink League Championship.

SEXTO – SISTEMA DE JOGO:

    1. Durante a ILC, os Modos de Jogos considerados são 4, sendo eles:

      – SplatZones
      – Tower Control
      – RainMaker
      – Clam Blitz

    2. Em relação a Gear e/ou Armas, não existe qualquer limitação nos seus usos, ou seja, podem utilizar qualquer Gear e qualquer Arma durante a ILC. Já os Mapas disponiveis para a competição serão:

                       – Scorch Gorge                                                 – Inkblot Art Academy

                       – Eeltail Alley                                                    – Sturgeon Shipyard

                       – Hagglefish Market                                         – MakoMart

                       – Undertow Spillway                                        – Wahoo World

                       – Mincemeat Metalworks                                – Brinewater Springs

                       – Hammerhead Bridge                                    – Flounder Heights

                       – Museum d’Alfonsino                                    – Um’ami Ruins

                       – Mahi-Mahi Resort                                        – Manta Maria

    3. No Qualificador Online (Fase 1), as Brackets (quer Winner, quer de Loser) são no formato BO3 até às 1/2 Final. As 1/2 Final e Final destas Brackets decorrem no formato BO5. A Grand Final decorre no formato BO7.

      – BO3

           – Qualquer Modo de Jogo selecionado não se poderá repetir no mesmo confronto.
      Neste Formato (Pick & Bans) os capitães das Equipas (Capitão 1 e Capitão 2) que se vão defrontar terão:

             1º – Sorteio moeda ao ar;
             2º – O vencedor (Capitão 1), escolhe A-Banir Modo de Jogo / B-Escolher Primeiro Modo de Jogo;
      – Se o Capitão 1 escolhe A. Então o Capitão 2 escolhe o Primeiro Modo de Jogo;
      – Se o Capitão 1 escolhe B. Então o Capitão 2, antes de continuar Ban um Modo de Jogo.

      Exemplo 1:
      Início -> Capitão 2 Baniu modo de jogo
      Ronda 1 -> Capitão 1 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 2 – Escolhe Mapa
      Ronda 2 -> Capitão 2 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 1 – Escolhe Mapa
      Ronda 3 -> Modo de Jogo que falta ser jogado / Mapa aleatório.

      Exemplo 2:
      Início -> Capitão 1 Baniu modo de jogo
      Ronda 1 -> Capitão 2 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 1 – Escolhe Mapa
      Ronda 2 -> Capitão 1 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 2 – Escolhe Mapa
      Ronda 3 -> Modo de Jogo que falta ser jogado / Mapa aleatório.

      – BO5

           No Formato BO5 (Pick & Bans), no caso de se recorrer ao 5 jogo, o modo e mapa deste será selecionado aleatoriamente.
      – Qualquer Modo de Jogo selecionado não se poderá repetir no mesmo confronto.
      Assim sendo, todos os Modos de Jogo serão jogados no formato BO5.
      Neste Formato os capitães das Equipas (Capitão 1 e Capitão 2) que se vão defrontar terão:

           1º – Sorteio moeda ao ar;
      O vencedor (Capitão 1), escolhe Primeiro Modo de Jogo.

      Exemplo 1:
         Início -> Capitão 1 ganhou moeda ao ar
         Ronda 1 -> Capitão 1 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 2 – Escolhe Mapa
         Ronda 2 -> Capitão 2 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 1 – Escolhe Mapa
         Ronda 3 -> Capitão 1 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 2 – Escolhe Mapa
         Ronda 4 -> Capitão 2 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 1 – Escolhe Mapa
         Ronda 5 -> Modo de Jogo e Mapa aleatórios

      – BO7

          No Formato BO7, o sistema de Pick & Ban deve-se proceder, selecionando primeiramente os 4 Modos de Jogo sem repetição (para as 4 Primeiras Rondas), na Ronda 5, inicia-se a segunda volta do Pick&Ban dos Modos de Jogo (é feito todo o sistema de Pick&Ban para as 7 Rondas e só depois é que inicia o jogo).
      – Neste Formato os capitães das Equipas (Capitão 1 e Capitão 2) que se vão defrontar terão:

         1º – Sorteio moeda ao ar;
      O vencedor (Capitão 1), escolhe Primeiro Modo de Jogo.

      Exemplo:
          Início -> Capitão 1 ganhou moeda ao ar
      Ronda 1 -> Capitão 1 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 2 – Escolhe Mapa
      Ronda 2 -> Capitão 2 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 1 – Escolhe Mapa
      Ronda 3 -> Capitão 1 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 2 – Escolhe Mapa
      Ronda 4 -> Capitão 2 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 1 – Escolhe Mapa
      -> Como o Capitão 1 ganhou a moeda ao ar, para a Segunda Parte do Pick&Ban pode escolher: Caso A-Banir Modo de Jogo ou Caso B-Escolher Primeiro Modo de Jogo;
      Caso A – Então o Capitão 2 escolhe o Primeiro Modo de Jogo:
      Ronda 5 -> Capitão 2 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 1 – Escolhe Mapa
      Ronda 6 -> Capitão 1 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 2 – Escolhe Mapa
      Ronda 7 -> Modo de Jogo que falta ser jogado / Mapa aleatório
      Caso B – Então o Capitão 2, antes de continuar Ban um Modo de Jogo:
      Ronda 5 -> Capitão 1 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 2 – Escolhe Mapa
      Ronda 6 -> Capitão 2 – Escolhe Modo de Jogo / Capitão 1 – Escolhe Mapa
      Ronda 7 -> Modo de Jogo que falta ser jogado / Mapa aleatório.

    4. A Fase de Grupos (Fase 2) vai decorrer Online, cada grupo joga o formato Free-for-All, em que todas as equipas se defrontam (dentro de cada Grupo) no sistema BO3 (já mencionado no ponto anterior, como se deve proceder). Contudo, as pontuações das Equipas são atribuídas da seguinte forma:
      Vitória Limpa (2-0) -> 3 Pontos
      Vitória (2-1) -> 2 Pontos
      Derrota (1-2) -> 1 Ponto
      Derrota Limpa (0-2) -> 0 Pontos
      Na Tabela Classificativa dos Grupos em caso de Empate de pontos entre Equipas, o desempate é procedido da seguinte forma:
      Confronto direto (A Equipa que venceu o confronto fica na posição acima em relação à outra que está empatada).
      Passa para a Final Four, apenas as 2 melhores Equipas de cada Grupo.

    5. A Final Four decorrerá em LAN (no evento Play Youth 2023 em Corroios). As Equipas serão distribuídas da seguinte forma:

O formato desta Final Four será BO5 (já referido anteriormente) para as 1/2 Final. E BO7 (mencionado anteriormente) para a Grande Final, mas também para o confronto entre as Equipas que disputam o 3º Lugar.

SÉTIMO – PRÉMIO:

  1. A Premiação da Ink League Championship, consiste numa Prize Pool que totaliza todas as inscrições de todas as Equipas, que será distribuída apenas pelo pódio, ou seja, pelo , e lugar desta competição.

OITAVO – REGRAS GERAIS:

  1. Validação de inscrição.
    As Inscrições na Fase 1 (Qualificador Online), apenas serão consideradas validadas após a obtenção do ingresso para o Qualificador em questão (1 ingresso = 1 Qualificador / 2 ingressos = 2 Qualificadores/ etc…), junto da organização. Para finalizarem a vossa inscrição dirijam-se à organização da competição através:
    Email: geral@inkleaguechampionship.caixanerd.pt
    Discord (Falar especificamente com Dormammu ou NevermindBernardo)

  2. Regras durante o jogo.
    Durante a Fase 1 (Qualificador Online), nas rondas sem transmissão, cada capitão é responsável por entrar em contacto com o capitão da equipa adversária com quem vai jogar. A private é criada por um dos capitães (de preferência o que tiver melhor internet).
    Durante os jogos com transmissão a private é da responsabilidade da organização (por isso, pelo menos 1 jogador de cada equipa deverá ter os membros da organização nos friends);
    Após jogarem, ambos os capitães devem anunciar o resultado ao administrador que será indicado (quer no formato sem transmissão, quer no formato com transmissão) e esperar que o próximo adversário esteja disponível e assim sucessivamente;
    Durante a Fase 1 (Qualificador Online), as rondas sem transmissão irão decorrer entre as 15h e às 19h do respetivo dia do Qualificador (se alguma equipa num qualificador, por algum motivo precise de jogar um pouco mais cedo, por favor contactem a organização, para tentarmos agendar para um novo horário, mais oportuno para ambas as equipas). Nesta Fase, as rondas com transmissão começarão às 20h.
    Caso haja a existência de uma possibilidade em um dos Qualificadores Online (Fase 1), por meios de números de Equipas ou devido a desistências/desclassificações, que levem à não existência de rondas sem transmissão, o Qualificador Online em questão inicia às 20h e será todo transmitido em stream.

  3. Disconnects.
    Cada equipa tem direito a uma repetição por DC por ronda. Só poderá haver repetição caso tenha acontecido nos primeiros 2 minutos de jogo ou que o objetivo não esteja abaixo dos 50 para a equipa que não levou DC. As armas no replay têm de ser as mesmas.

  4. Subs.
    Sendo um torneio com inscrição de equipas completas, cada equipa tem direito a um substituto. Salvo as exceções que iremos mencionar à frente, este apenas pode ser utilizado entre rondas.
    Contudo, no caso de a Equipa ter um jogador com problemas de internet, ligação da mesma que aumente o lag deste e por consequente algum disconnect, a Equipa poderá acionar o substituto e substituir o jogador em questão.
    Se o disconnect entrar em conflito com a Regra de Disconnects e/ou não se verifique o problema mencionado, este não poderá ser substituído.

  5. Troca de jogadores.
    Durante esta competição, as equipas podem proceder à troca de elementos apenas até à final de Qualificação Online (Fase 1), entrando na Fase de Grupos as equipas já não poderão trocar elementos da equipa.
    Esta troca de jogadores é apenas válida segundo os seguintes requisitos:
    1. A equipa deverá manter pelo menos 50% dos elementos, para que não seja considerada como Equipa Nova e os pontos adquiridos até ao momento não se percam.
    2. É possível um jogador trocar para uma outra equipa que esteja a participar nesta competição, contudo, se por exemplo, o Jogador A trocar da Equipa 1 para a Equipa 2, este não poderá regressar à Equipa 1, pois será considerado que a troca serviu como boost para a Equipa 2.

  6. Código de conduta (Fairplay).
    Caso haja algum jogador ou equipas com comportamentos tóxicos podem ser desqualificados.

NONO – DIVULGAÇÃO E TRANSMISSÃO:

  1. Todo o material sobre a Ink League Championship será divulgado nas redes sociais da CaixaNerd (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Discord e Site da competição), os jogadores e/ou equipas poderão divulgar também os seus resultados (jogadas) e/ou criação de conteúdo (pedimos que caso o fizessem, para destacar a competição Ink League Championship, para uma maior divulgação desta competição, assim como deixar o acesso ao site da competição), links abaixo:

    Facebook: Link Facebook
    Instagram: Link Instagram
    Twitter: Link Twitter
    YouTube: Link YouTube
    Discord: Link Discord
    Site da Competição: Ink League Championship

  2. Transmissão Qualificador Online (Fase 1).
    Durante a Fase de Qualificação Online, só a partir dos 1/4 da final de Loser Bracket e 1/2 Final da Winner Bracket é que todos os jogos serão transmitidos no nosso canal da Twitch – (CaixaNerd). Até lá, os jogos decorrem em formato de transmissão fechada, contudo, caso os jogadores queiram fazer stream, podem fazê-lo (pedimos apenas que destaquem a competição ILC e a organização CaixaNerd), mas a organização da ILC não se responsabiliza caso haja stream snipe dos jogos (apenas recomendamos que usem delay na vossa transmissão). No caso, dos jogos em que a transmissão é feita pelo nosso canal, pedimos aos jogadores que não o façam nos seus canais pessoais ou de Equipa.

  3. Transmissão Fase de Grupos (Fase 2).
    A Fase de Grupos decorrerá entre os dias 22 de maio e 27 de maio e toda esta fase será transmitida no nosso canal da Twitch – (CaixaNerd). Neste caso, como toda a Fase é transmitida pelo nosso canal, pedimos aos jogadores que não o façam nos seus canais pessoais ou de Equipa.

  4. Transmissão Final Four (Fase 3).
    A Final Four decorrerá no evento presencial da Play Youth 2023 (em Corroios), no dia 10 de junho. Toda a Final Four será transmitida no nosso canal da Twitch – (CaixaNerd).

DÉCIMO – DISPOSIÇÕES GERAIS:

  1. Uma vez que durante a competição ILC está prevista fazer “entrevistas” aos jogadores, antes e após jogos em algumas Fases, os jogadores consentem o uso de imagem e voz durante estas transmissões. Durante a LAN é possível haver cobertura do evento e da ILC, logo poderá haver divulgação de imagem e/ou voz.

  2. Todos os jogadores ou Equipas que queiram usar os seus jogos como criação de conteúdo, promoção ou divulgação própria, apenas pedimos que façam destaque à competição ILC (deixando o acesso disponivel ILC, para que outros jogadores ou outras pessoas conheçam mais a ILC e até possam querer participar) e organização CaixaNerd.

  3. As Equipas ao fazerem a inscrição, apenas podem cancelar a inscrição até ao dia anterior do fecho de inscrição para o Qualificador em questão (por exemplo: Q1 -> fecho de inscrição é dia 1 de abril. Até dia 31 de março, caso tenham realizado inscrição poderão cancelá-la, mas para tal deverão sempre falar com um dos 2 elementos da organização).

  4. Caso haja a existência de uma possibilidade em um dos Qualificadores Online (Fase 1), por meios de números de Equipas ou devido a desistências/desclassificações, que levem à não existência de rondas sem transmissão, o Qualificador Online em questão inicia às 20h e será todo transmitido em stream.

  5. As Equipas que se apurarem para a Final Four (conhecerão esse resultado no final da Fase de Grupos, ou seja cerca de 2 semanas antes do evento da Play Youth 2023), devem suportar o seu próprio custo para ir para o evento (apenas asseguramos entrada gratuita). Caso não haja alguma alteração ou novidade sobre este ponto, ele mantém-se desta forma (porém caso ocorra alguma alteração, está será anunciada nas nossas redes de comunicação, mencionadas acima).

  6. Para a LAN na Play Youth 2023, as Equipas e os jogadores deverão levar as próprias consolas (Nintendo Switch) para assegurar o seu próprio Gear e Armas que mais gostam, estando assim aptos para a competição.

  7. A CaixaNerd e a organização da ILC, não se responsabilizam pelos danos causados e perdas de equipamentos dos jogadores e Equipas que estejam em LAN. Os jogadores e Equipas devem ser responsáveis pelos seus próprios equipamentos.

  8. Deixámos aqui também o link de Discord da Comunidade de Splatoon Portugal (Discord – Splatoon Portugal), pois podem-se sentir mais à vontade para encontrar jogadores para as vossas Equipas, como têm uma Comunidade de Splatoon mais ativa dentro do jogo.

  9. A Organização da Ink League Championship, reserva-se no direito a seu crédito de fazer as alterações, modificações ou até adicionar/remover partes das regras acimas mencionadas deste regulamento, no sentido de promover: uma melhor compreensão deste; uma melhor estrutura do torneio; no caso de ser detetado algo que não esteja contemplado no regulamento e que necessite de rápida intervenção; alguns sistemas do torneio que não funcionem devido ao número de Equipas inscritas. Mas tais intervenções, apenas entraram em vigor com aviso prévio em comunicado pelo nosso Discord ou outro meio, de forma a que as Equipas sejam informadas, contudo em determinadas intervenções poderemos pedir consentimento aos Capitães de Equipa, numa ótica de perceber se concordam ou não com a sugestão de alteração, algo que terá peso na tomada de decisão. Todas as alterações podem surgir durante o torneio, desde que exista a comunicação prévia às Equipas.